Fazendo cruzar as áreas do trabalho social com as áreas da educação, a intervenção socioeducativa, mais que uma disciplina, configura um campo de ação e de reflexão de natureza transdisciplinar. Realizada com pessoas e/ou grupos em situação de risco e vulnerabilidade manifesta ou latente, mas, na sua dignidade, sujeitas de direitos, a natureza técnica, relacional e ética desta intervenção visa a promoção da autonomia de pessoa, potenciando a sua capacitação subjetiva e cívica através de projetos inclusivos de caráter preventivo e restabelecedores dos laços sociais significativos.
No quadro da praxis supra citada e no horizonte dos Direitos Humanos, o Observatório tem como objetivo principal contribuir para a capacitação profissional dos trabalhadores sociais e das suas instituições, nas especialidades ou domínios de intervenção preconizadas. Para tal,
- Na sua intervenção, visa fornecer ferramentas de análise-diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação de projetos de natureza socioeducativa, permitindo desenhar, com e para grupos humanos específicos, estratégias e projetos de autonomia e de inclusão social.
- Na sua oferta formativa, opta por promover modelos sustentáveis e sistémicos de intervenção socioeducativa, fomentando ativamente a articulação de redes e parcerias sociocomunitárias existentes e o diálogo interprofissional entre os diversos agentes implicados nos projetos em curso nos territórios considerados.
- Na linha de investigação “Direitos Humanos e Intervenção Socioeducativa” estabelece a relação entre os múltiplos fenómenos que desafiam a condição humana contemporânea e a intervenção socioeducativa levada a efeito por diversos atores do espaço público e consubstanciada em projetos de investigação-ação, quando perspetivados na ótica dos Direitos Humanos.