Interculturalidade, Mediação e Inclusão da Diversidade

Projetos em curso


Aprender Direitos Humanos: passado e presente

Descrição: Projeto multidimensional, iniciado em 2009, que tem como cerne o ensino crítico dos Direitos Humanos. Visa, fundamentalmente construir e trabalhar iniciativas educativas para que os Direitos Humanos possam ser apresentados, discutidos e interiorizados pelos jovens portugueses. Tem como objetivos, entre outros, a construção de uma cidadania ativa baseada nos valores éticos fundamentais. Utilizando a história de Anne Frank como inspiração para os jovens hoje reflete, implementa e desenvolve instrumentos pedagógicos de intervenção socioeducativa.

É um projeto coordenado pela Associação Internacional Intercultural Projects and Research em colaboração com a Anne Frank House (Holanda), financiando parcialmente pela Embaixada dos Países Baixos em Lisboa. Tem como parceiros a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Amnistia Internacional Portugal, Universidade do Porto, Instituto Paulo Freire e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Objetivos: promover estudos que se centrem na construção crítica da interculturalidade e da diversidade nas sociedades contemporâneas, em particular com diferentes grupos e populações de maior vulnerabilidade e, por isso mesmo, com maior necessidade de projetos que possam aprofundar as componentes de mediação e pedagógicas da construção de uma ideia crítica de interculturalidade. Este conhecimento crítico dos modos pelos quais a interculturalidade poderá e deverá integrar a dimensão socio pedagógica da intervenção social e comunitária, em particular pela construção de processo de mediação que respeitem a especificidade de cada um e a (s) identidade (s) coletiva (s) de todos.

Investigador responsável: Miguel Prata Gomes
Equipa: GICDH (Grupo Interculturalidade, Cidadania e Direitos Humanos), Paula Medeiros e Walter Almeida