Comunidades e Territórios

Projetos em curso


CLDS+ (Póvoa de Varzim)

Descrição: O Programa CLDS+ aplica-se a todo o território nacional continental. Os territórios a abranger pelos CLDS+ inserem-se num perfil territorial com uma ou mais das seguintes características:

  1. Territórios especialmente afetados por desemprego;
  2. Territórios com situações críticas de pobreza, particularmente a infantil;
  3. Territórios envelhecidos;
  4. Territórios fortemente atingidos por calamidades.

Desenvolvimento de atividades de monotorização e assessoria técnico-científica de ações do projeto.

Equipa: Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio, José Luís Gonçalves


Mapa Digital Interativo

Descrição: conceção e implementação de uma ferramenta tecnológica a alojar na web, designada “mapa digital interativo” (MDI), baseada nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com um conjunto de vantagens para o município, tais como: permitir manter um diagnóstico social atualizado e acessível aos agentes pessoais e institucionais no território; favorecer mecanismos de cooperação sistemática entre instituições, otimizando a gestão de recursos na intervenção social e fundamentar tomadas de decisão política de natureza social, de forma objetiva e sustentável, permitindo, desta forma, concretizar prospetivamente políticas de coesão social.

Equipa: Vitor Ribeiro, José Luís Gonçalves, Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan


Projetos Terminados


Contrato Local de Desenvolvimento Social (Vila do Conde)

Descrição: No âmbito dos Contrato Local de Desenvolvimento Social, a “Escola de Ensino Especial M.A.D.I.”, a “Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti – ESEPF” (através do Departamento de Educação Social), a “Comissão Social Interfreguesias Norte do Ave – CSIFNA” e o “Agrupamento de Escolas da Junqueira – AEJ” estabeleceram um protocolo de colaboração que visa promover e regular a intervenção de diversos actores junto de famílias vulneráveis e/ou em risco de exclusão social no território do município e abrangidas pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila do Conde, nomeadamente as famílias com crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas da Junqueira. O horizonte temporal de actuação situa-se entre 2009-2012. O diagnóstico preliminar realizado e o conjunto de documentos cedidos e referenciados pelo CLDS de Vila do Conde, nomeadamente, o Plano de Desenvolvimento Social da Rede Social de Vila do Conde, o Diagnóstico de Freguesias do CLDS e o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas da Junqueira, apontam para a necessidade de intervenção especialmente junto das famílias ausentes da escola. O âmbito de intervenção identificado passa por qualificar a relação Escola-Família (e, a um nível mais global, Escola-Família-Comunidade) com vista a potenciar o sucesso destas famílias, trabalhando as competências do agregado em diferentes níveis/áreas de intervenção. Como fases desta intervenção em curso, destacam-se: aprofundar os dados do diagnóstico, em particular, do Agrupamento de Escolas e das Famílias; selecionar as famílias sujeitos de intervenção, com base em instrumentos de observação/categorização a realizar pela ESEPF e pelo CLDS;  definir e selecionar áreas de intervenção prioritárias, objetivos e indicadores de avaliação; estruturar o conjunto de ações de acompanhamento e avaliação da ESEPF em relação ao Agrupamento de Escolas e ao trabalho com as Famílias; calendarizar os diferentes momentos da intervenção.

Equipa: Adalberto dias de Carvalho, Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio, José Luís Gonçalves, Ivone Neves, Cátia Brás


MDI – Póvoa de Varzim

O Município da Póvoa de Varzim e a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti assinaram um protocolo de cooperação para a conceção e implementação de uma ferramenta tecnológica a alojar na web, designada “mapa digital interativo” (MDI), baseada nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) com um conjunto de vantagens para o município.

Objetivos: criação de ferramenta digital de mapeamento e identificação de indicadores sociais, e socioeconómicos de fundamento ao diagnóstico social; – criação de ferramenta de gestão de apoios sociais a famílias do concelho, integradas entre instituições do concelho e – criação de metodologia de mapeamento e criação de zonas de vulnerabilidade social e de risco.

Equipa: Vitor Ribeiro, José Luís Gonçalves, Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan.


AAL4ALL – Ambient Assisted Living for All

As sociedades desenvolvidas enfrentam atualmente mudanças demográficas severas: o mundo está a envelhecer a um ritmo sem precedentes. Em 2000, cerca de 420 milhões de pessoas, ou seja cerca de 7 por cento da população mundial, têm mais de 65 anos de idade. Em 2050, este número será de quase 1500 milhões de pessoas, cerca de 16 por cento da população mundial. Esta tendência demográfica será acompanhada pelo aumento das pessoas com limitações físicas. Novos desafios vão impor-se aos sistemas tradicionais de saúde não só para Portugal mas também para todos os Estados europeus. Há uma necessidade urgente de encontrar soluções que permitam aumentar o tempo de vida das pessoas no seu ambiente preferido, aumentando a sua autonomia, autoconfiança e mobilidade. O projeto AAL4ALL apresenta uma ideia para uma resposta através do desenvolvimento de um ecossistema de produtos e serviços para Ambient Assisted Living (AAL) associado a um modelo de negócio e validado através de um piloto de grande escala.

Projecto âncora do HCP, o AAL4ALL é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE e União Europeia).

Objetivos: produzir um ecossistema de produtos e serviços AAL associado a um modelo de negócios específico.

Equipa: David Cunha, Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio