Famílias, Infância e Juventude

Projetos em curso


CLDS+ (Póvoa de Varzim)

Descrição: O Programa CLDS+ aplica-se a todo o território nacional continental. Os territórios a abranger pelos CLDS+ inserem-se num perfil territorial com uma ou mais das seguintes características:

  1. Territórios especialmente afetados por desemprego;
  2. Territórios com situações críticas de pobreza, particularmente a infantil;
  3. Territórios envelhecidos;
  4. Territórios fortemente atingidos por calamidades.

Objetivos: assessorar cientificamente encontros promovidos no âmbito da institucionalização e acolhimento de crianças; formar técnicos no âmbito de intervenção com famílias multi-desafiadas.

Equipa: José Luís  Gonçalves, Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan


Programa Escolhas, 6ª geração – Projecto Catapulta – 2ª edição (SOS Racismo)

Descrição do projeto: O Projeto “Catapulta” é promovido pelo Movimento SOS Racismo, na freguesia da Sé do Porto, este projeto tem como principais objetivos promover a inclusão social de jovens da freguesia da Sé e zonas adjacentes, apoiando-os na construção do seu percurso escolar ou profissional e desenvolver as suas competências pessoais e sociais, valorizando a sua origem e identidade. Tem como principais destinatários jovens entre os 11 e os 24 anos residentes na zona histórica.

Equipa: Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan


Processos de Autonomização de Jovens Institucionalizados

Descrição: construção de projeto de reflexão com técnicos trabalhando com crianças e jovens em processos de autonomia, em parceria com a ASAS de Santo Tirso, em fóruns regulares.

Equipa: José Luís Gonçalves, Florbela Samagaio, Gabriela Trevisan, Júlio Sousa, ASAS de Santo Tirso, Maria do Céu Brandão


Projetos Terminados


Programa Escolhas, 5ª geração – Projecto Catapulta – 1ª edição (SOS Racismo)

Descrição: Inserido na 5.ª Geração do Programa Escolhas e promovido pelo Movimento SOS Racismo, a ESEPF integra o Consórcio que visa, intervir na zona ampla da Sé do Porto. Os jovens entre os 11 e os 24 anos contribuem para o fenómenos como insucesso e abandono escolares, baixos níveis de escolaridade e de certificação, tendo desistido da formação e o desemprego/desocupação são fatores determinantes no modo como estes se olham a si próprios e são vistos pelos demais. Constituem objetivos apoiar estes jovens no seu percurso escolar mas também proporcionar vivências que fomentem competências sociais e pessoais úteis ao seu percurso de vida. Assim, este projeto tem a intenção de envolver crianças, a partir dos 11 anos, e jovens até aos 24, em atividades com os seus pares e com os restantes residentes, bem como ajudá-los a encontrar formas de comunicação com as comunidades imigrantes que se têm vindo a instalar no território e com os visitantes de passagem que procuram conhecer a cidade.

Equipa: Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio